
Devido às fortes chuvas que atingiram Ipatinga, todos os atendimentos de urgência e emergência da UPA da cidade foram redirecionados para as cidades vizinhas de Coronel Fabriciano e Timóteo.
A Prefeitura do município compartilhou vídeos nas redes sociais da quantidade de lama que invadiu a unidade de saúde. Em uma das imagens, é possível ver um corredor tomado por água, enquanto funcionários tentam proteger macas e cadeiras.
Equipes do executivo municipal e voluntários se mobilizaram durante a noite para realizar a limpeza da unidade. No entanto, ainda não há previsão para retorno do funcionamento e a UPA permanece interditada.
Na noite desse domingo (12), o secretário municipal de saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, falou sobre a situação, classificando o temporal como uma “catástrofe ambiental”.
“Infelizmente uma catástrofe ambiental aconteceu nessa madrugada e a nossa UPA foi invadida por lama a água. Nós infelizmente estamos mobilizando o pronto atendimento para os municípios ao redor. A UPA de Fabriciano está a apta receber pacientes, de Timóteo também. Neste momento, a UPA não tem condições de atender nenhum paciente de porta e todos os pacientes que estavam aqui aguardando transferência para um hospital serão transferidos nesse domingo (12).”